Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Licania belemii Prance EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio: B2b(ii,iv,v)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Licania belemii ocorre na Bahia e no Espírito Santo, dois Estados do litoral brasileiro que passaram por ciclos econômicos de monocultura (principalmente o café e cacau) e hoje estão em plena expansão urbana. Assim, parte das subpopulações encontradas estão restritas aos fragmentos florestais costeiros, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita e Reserva Florestal Companhia Vale do Rio Doce. A espécie ocorre em baixa densidade e apresenta AOO estimada em 40 km², colocando-a na categoria "Em perigo" (EN). A probabilidade de extinção é aumentada devido ao potencial uso da madeira para a construção civil, submetendo as subpopulações ao declínio dos indivíduos maduros.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Licania belemii Prance;

Família: Chrysobalanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

L. belemii é uma espécie com baixa densidade populacional. No Sul da Bahia foram encontrados dois indivíduos em 0,5 ha, o que perfez densidade relativa = 0,36 e dominância relativa = 0,71 (Rocha; Amorim, 2012).

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados Bahia e Espírito Santo (Prance; Sothers, 2012).No sul da Bahia foi encontrada em altitude de 500 m (Rocha; Amorim, 2012).

Ecologia

A espécie é uma árvore alta, com 20 m de altura. Ocorre na floresta costeira da Bahia (Prance, 1989) e Espírito Santo (CNCFlora, 2012). O material tipo apresenta floração em janeiro (Prance, 1989)

Ameaças

1.1.3.2 Large-scale
Severidade high
Detalhes A Mata Atlântica da Bahia esta reduzida a pequenos fragmentos, tais como a RPPN Serra Bonita. A intensa perda de habitat ocorreu em conseqüência de diversos ciclos e processos econômicos, sendo o café a principal cultura responsável pelo desmatamento, juntamente com a atividade pecuária, (Dean, 1996). Ainda na região da Serra Bonita, as áreas mais preservadas são as montanhas ingrimes que torna as praticas agropecuárias inviáveis (Rocha; Amorim, 2012)

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes A Mata Atlântica da Bahia esta reduzida a pequenos fragmentos, tais como a RPPN Serra Bonita. A intensa perda de habitat ocorreu em conseqüência de diversos ciclos e processos econômicos, sendo o café a principal cultura responsável pelo desmatamento, juntamente com a atividade pecuária, (Dean, 1996). Ainda na região da Serra Bonita, as áreas mais preservadas são as montanhas ingrimes que torna as praticas agropecuárias inviáveis (Rocha; Amorim, 2012)

1.3.3.2 Selective logging
Severidade medium
Detalhes A espécie apresenta uso madeireiro para a apoiar telhados da construção civil (Amorim, com. pess.)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​Em Perigo. Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Usos

Referências

- PRANCE, G. T. Flora Neotropica: Chrysobalanaceae. Monograph 9. 1989. 410 p.

- DEAN, W. A ferro e fogo - A história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Companhia das Letras, 1996. 484 p.

- PRANCE, G. T.; SOTHERS, C. Caryocaraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Chrysobalanaceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- ANDRé MáRCIO ARAUJO AMORIM. ?Comunicação do especialista André Márcio Araujo Amorim, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus (BA), para o analista Daniel Maurenza, pesquisador do CNCFlora, em 14/08/2012, 2012.

- ROCHA, D. S. B.; AMORIM, A. M. A. Heterogeneidade altitudinal na Floresta Atlântica setentrional: um estudo de caso no sul da Bahia, Brasil. Acta Botânica brasilica, v. 26, n. 2, p. 309-327, 2012.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- GUIMARÃES, E. F.; MEDEIROS, E. S. Chrysobalanaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

Como citar

CNCFlora. Licania belemii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Licania belemii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 20:36:44